Estrago total

Adutora que rompeu na Zona Oeste afetou a vida de 261 pessoas

Alguns bairros tiveram também fornecimento de água interrompido

O rompimento ocorreu no fim de semana
O rompimento ocorreu no fim de semana |  Foto: Marcelo Tavares
 

A adutora que rompeu na Estrada do Lameirão, em Santíssimo, na Zona Oeste do Rio, no último sábado (25), afetou a vida de 261 pessoas que foram atendidas pela Prefeitura. Dentre elas, 185 são adultos; 36, idosos; 31, crianças e oito, adolescentes. Alguns dos afetados estão tendo que passar a noite em hotéis e comer alimentos doados, já que perderam móveis, eletrodomésticos e até suas casas. Cerca de 28 pessoas seguem desalojadas. 

A deficiente visual e dona de casa Inamara Rodrigues, de 52 anos, mora sozinha e estava dormindo quando tudo aconteceu. A casa em que ela mora fica de frente para a adutora e foi invadida pela água. Ela disse que foi salva pelo sobrinho. 

“Eram 8h e pouca da manhã. Eu estava na cama. Acordei com minha irmã me ligando, fui atender o telefone e nisso escutei minha cunhada gritando, meu irmão batendo na janela porque eles moram nos fundos e eu na frente. Quando abri a porta, o cano tinha acabado de romper, e a água estava me arrastando. A  altura da água chegava acima da minha barriga. Meu sobrinho pegou e me levou lá para cima, que é parte da casa dele. A água arrebentou parte do muro. Eu perdi praticamente tudo, móvel, geladeira, máquina de lavar, documentos, som, meu guarda-roupa, foi tudo água abaixo. Não me feri, mas poderia ter acontecido uma tragédia, poderia ter perdido até a vida”, disse ela, que reformou a casa há um ano e mora na nela desde que nasceu, pois o imóvel era de sua mãe. A partir daí, a água foi se espalhando com força pela rua. 

A dona de casa Rosimar Paulo de Oliveira, de 54, também estava em casa quando tudo aconteceu. Ela estava se preparando para tomar o café da manhã com o marido quando teve a casa invadida pela água. 

“Eu tinha acordado, fui fazer o café, arrumei a mesa, tomei remédio de pressão, diabetes, coração e outras coisas. Falei para o meu esposo ir comprar pão porque o café estava pronto. Quando ele abriu o portão, a água já estava invadindo. Foi quando ele falou que não ia e eu vi que a água já estava subindo. Não deu tempo de tirar muita coisa. A água batia no meu peito se eu tivesse sentada. Há alguns anos aconteceu algo similar e quebrou um cano ali em cima, mas aqui não entrou água, passou direto. Dessa vez, veio tudo. Aqui não enche nem quando chove. Na hora que aconteceu, eu liguei para as minhas filhas desesperadas e elas estão aqui me ajudando. Perdi tudo, o armário caiu por cima da cama, perdi a estante, três televisões, geladeira, louças. Para mim, foi um terror, eu nunca tinha visto, a gente vê na televisão acontecendo com os outros e acha que nunca vai acontecer com a gente, mas aconteceu”, contou. 

Rosimar é uma das pessoas que foi levada para um hotel pela concessionária Rio+Saneamento. Ela recebe café da manhã e almoça em um mercado próximo, onde a concessionária responsável pela adutora está dando comida. “Estão dando assistência, mas eu quero ver eles me ajudarem depois porque eu tinha minhas coisas dentro de casa. Eles estão pagando hotel, mas quero ver ajudarem na indenização depois”, disse ela. 

Segundo Eduardo Cavaliere, secretário municipal da Casa Civil, o fornecimento de água será reestabelecido ainda nesta segunda-feira (27). 

“A Prefeitura do Rio fez questão de estar aqui, o perfeito Eduardo Paes veio aqui no mesmo dia para que pudéssemos dar assistência para as famílias, colocar os órgãos da Prefeitura à disposição, entrando no dia a dia das casas dessas famílias nesse momento difícil, e dando respaldo para que eles possam negociar as indenizações justas, corretas e adequadas com a concessionária responsável por isso. Tem desde sábado o serviço de reparo para que volte a funcionar o sistema de abastecimento de água com normalidade, a expectativa é que até o final do dia isso esteja normalizado aqui na Zona Oeste, incluindo Campo Grande, Santíssimo, Senador Câmara, Guaratiba, Ilha de Guaratiba e Senador Vasconcelos. Há dois casos de casas que serão demolidas e aí serão casos tratados de forma diferente”, pontuou.

A concessionária Rio+Saneamento finalizou o reparo à adutora, na manhã desta segunda-feira (27) e informou que o abastecimento será reestabelecido até o fim do dia, com retorno gradual da prestação de serviço nos bairros afetados. A Comlurb também esteve no local.  

Além disso, a concessionária também informou que todas as casas atingidas foram vistoriadas, 99 famílias foram cadastradas e a concessionária já iniciou os acordos de ressarcimento, após a avaliação dos danos. Desde sábado, todas as famílias atingidas estão sendo assistidas com água, alimentação e carros pipa, e 19 estão hospedadas em hotéis.

Os bairros impactados com redução no abastecimento são: Santíssimo, Senador Vasconcelos, Senador Camará, Campo Grande, Guaratiba e Ilha de Guaratiba, além de alguns bairros em outras áreas de concessão.

  • Rosimar perdeu eletrodomésticos e móveis em sua casa
    Rosimar perdeu eletrodomésticos e móveis em sua casa
  • Rompimento de edutora no Santissimo - Marcelo Tavares
    Rompimento de edutora no Santissimo - Marcelo Tavares
  • Ainda há lama e água dentro da casa das pessoas
    Ainda há lama e água dentro da casa das pessoas
  • Funcionários da concessionária seguem trabalhando no local
    Funcionários da concessionária seguem trabalhando no local
  • Ainda há muita lama na casa das pessoas atingidas
    Ainda há muita lama na casa das pessoas atingidas
  • Muros e portões foram destruídos pela força da água
    Muros e portões foram destruídos pela força da água
  • Algumas casas precisarão ser reformadas
    Algumas casas precisarão ser reformadas
  • A concessionária responsável segue trabalhando no local
    A concessionária responsável segue trabalhando no local
  • Inamara Rodrigues é deficiente visual e estava sozinha em casa quando tudo aconteceu
    Inamara Rodrigues é deficiente visual e estava sozinha em casa quando tudo aconteceu
 
< Casal é feito refém e vive momentos de terror em Niterói Daniel Cravinhos cita Suzane em entrevista: 'Não me envolveria' <